quinta-feira, 20 de setembro de 2012

“O diferencial de Carrossel é mostrar a realidade”, diz Iris Abravanel


Há alguns meses, antes do lançamento da novela "Carrossel", nem mesmo o dono do SBT acreditava na audiência que a trama traria para a emissora. Com o elenco mirim reunido em seu programa dominical, Silvio chegou a dizer que 14 de Ibope era o ideal. A novela já atingiu 18 pontos, apertou a Record na vice-liderança e começou a preocupar até mesmo o "Jornal Nacional".
A emissora naturalmente não perdeu a oportunidade de aproveitar ao máximo o efeito "Carrossel". A presença das crianças do elenco foi vista exaustivamente nos programas da emissora, além de licenciamento de produtos e outras questões. Iris Abravanel, roteirista da versão nacional da novela, explica à IMPRENSA sobre o público que a trama está atingindo e a responsabilidade implícita em escrever para crianças.

IMPRENSA - Atualmente, qual público a novela está atingindo? 
Iris Abravanel - A novela, desde o princípio, teve a preocupação de atingir o público infantil, sem se esquecer dos adultos. Os núcleos familiares conquistam a todos com situações comuns, porém sempre vinculadas às crianças. "Carrossel" é a novela da família brasileira, sem restrições de raça, religião e classe social. Envolve a realidade do negro e do branco, do rico e do pobre, do cristão ou do judeu. Assim como na vida real, mostramos as crianças com suas aventuras e travessuras, mas também mostramos as consequências boas ou más, dependendo das atitudes dos “pequenos diabinhos”.

Qual o diferencial de "Carrossel" em relação a outros programas infantis? 
Enquanto a programação em geral procura entreter as crianças com desenhos, brincadeiras e jogos, Carrossel é uma novela que mostra a realidade e o cotidiano das crianças através de conflitos e personagens com os quais elas se identificam. Além disso, a novela procura passar valores e incentivar o diálogo na família.

Qual a responsabilidade em falar com o público infantil e influenciar a educação de uma geração? 
Considero sempre a enorme responsabilidade de lidar com crianças desde a época em que fui professora do ensino fundamental. Por isso mesmo, gostei de trazer "Carrossel" de volta às casas dos telespectadores. A novela, desde a versão mexicana, aborda tabus sociais. Nós temos como responsabilidade apresentar e mostrar para as crianças como lidar com os problemas que elas enfrentam em casa e nas escolas diariamente. O público infantil, mais que qualquer outro, precisa de uma base educacional e cultural forte, afinal as crianças são o futuro, e essa é a nossa maior responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário