Brinquedos correspondem a 73% dos presentes ofertados no próximo dia 12 de outubro, seguido de eletrônicos e segmento de vestuário. Considerado o período termômetro para as vendas de Natal e a quarta melhor data para o segmento de varejo, o Dia da Criança é visto com otimismo neste ano, segundo aponta a Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial, que entrevistou 991 executivos do comércio em todo o Brasil, entre os dias 3 a 12 de setembro de 2012.
De acordo com os dados, 52% dos consultados apostam no aumento do faturamento, em relação ao mesmo período do ano passado, 35% acreditam que o faturamento será igual e 13% acreditam na queda.
Na avaliação por região, ainda de acordo com a pesquisa, a Região Sul do País é a mais otimista, com 55% dos empresários que acreditam no aumento das vendas, seguida do nordeste, com 54%; norte, com 49%; sudeste, com 48%; e por último centro-oeste, com 46% dos varejistas empolgados com a data.
No Estado de São Paulo a previsão no aumento das vendas é de 8%, segundo pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP).
Dado que se confirma com a expectativa da rede Armarinhos Fernando, segundo o gerente-geral da matriz Ondamar Ferreira. Para ele, que considera a data a 3ª melhor do ano — atrás apenas do Natal e da volta às aulas — é um período excelente. “O ano passado foi muito bom para a nossa rede. Se atingirmos esse percentual estaremos dentro do nosso objetivo”.
Para o diretor comercial da rede de lojas Semaan Brinquedos, Marcelo Mouawad, “a expectativa não é otimista, mas boa”, com perspectiva de aumento em 10% no faturamento da rede com relação ao ano passado. “O ano de 2012 foi bem difícil para o setor de brinquedos em razão das pessoas não terem colocado esse item na pauta de consumo. Nessa época esperamos uma compensação”, afirma.
Presentes x preços
Apesar da grande variedade de produtos que o mercado oferece aos pequenos, o brinquedo ainda é preferência nacional, e representa 73% dos presentes ofertados, segundo a pesquisa do Serasa. Na sequência aparecem eletrônicos (6%), as roupas e sapatos (6%), jogos eletrônicos (6%), celulares e smartphones (5%).
Com esses itens, de acordo com a FCDL-SP, o tíquete médio gasto será entre R$ 100 e R$ 150.
Brinquedos
De acordo com Marcelo Moua- wad, os produtos mais procurados ainda são os brinquedos licenciados. “Este ano a maior surpresa foi a procura pelos nacionais, a Galinha Pintadinha e os bonecos da novela Carrossel, porque é difícil ter personagens brasileiros”, afirma o diretor. “Os internacionais que continuam em alta são a Barbie, os Hot Wheels, os Vingadores, o Homem Aranha e as Princesas da Disney, que é muito clássico mas muito forte”, continua.
Na rede Armarinhos Fernando, a aposta é na turma do Carrossel e na Galinha Pintadinha. “Esses estão sendo os produtos mais procurados e vendidos da loja”, diz.
Cuidado com o bolso
Em razão do Dia da Criança estar muito próximo do Natal, o Serasa Experian orienta que os consumidores tenham cautela ao saírem para comprar os presentes. De acordo com a instituição, o maior cuidado deve ser com relação aos prazos e financiamentos. Eles não devem ser muito longos para evitar problemas com parcelas no futuro. Os consumidores que já estão com problemas de endividamento devem redobrar a atenção e lembrar que em breve terão as típicas despesas ocasionadas de final de ano, como festas, viagens, material escolar, IPTU, IPVA, entre outras.
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